As músicas de Natal e ano novo são bastante tradicionais e estão fixadas na cabeça do público, isso faz com que todo ano quando a data se aproxima elas voltem ao topo das paradas, como é o caso de “All I Want For Christmas Is You” da cantora Mariah Carey, um dos maiores sucesso de todo mês de Dezembro.
Mas existem outros exemplos, como “Santa Tell Me” de Ariana Grande, “Last Christmas”, do Backstreet Boys e “Let It Snow”, na voz de Jessie J.
O que faz as músicas voltarem às paradas?
É comum ver novos lançamentos perdendo espaço nas principais paradas de sucesso musicais em todo o mundo para canções natalinas e de fim de ano, e de acordo com o especialista em distribuição digital internacional de músicas e CEO da empresa LUJO NETWORK, Jeff Nuno, isso se deve a uma boa estratégia de marketing.
“Existem dois fatores que causam isso, o primeiro é a sazonalidade, criar uma música relacionada a uma data, como natal, ano novo, halloween, carnaval, etc., é sempre uma boa estratégia pois todo ano existe uma janela para o consumo da faixa”.
“Mas fazer ela retornar anualmente não é fácil e aí entra outro pilar, o marketing para tornar a canção ‘top of mind’, ou seja, que ela seja lembrada pelos ouvintes na data”.
“No Brasil, além das músicas mais clássicas, novas canções buscam ligar o ritmo a ritmos mais modernos, como o funk, por exemplo” , explica Jeff Nuno.
Canções brasileiras que fazem sucesso no fim de ano:
01 – “Então é Natal” – Simone;
02 – “25 é Natal, 31 é ano novo” – RQ no Beat, MC GW;
03 – “Eu meia noite eu sumi” – WANTED no BEat, Mc Delux;
04 – “Deu vou jogar à beça no Natal e Ano Novo” – DJ Jeffdepl, Mc Gw, Mc Monik do pix.