Sempre valorizei muito a capacidade de analisar uma situação e se adaptar para controlá-la, então decidi levar isso para o futebol, conta o Analista estratégico e preparador mental, Fábio Gomes
O futebol moderno não se resume mais apenas ao talento e à habilidade dentro das quatro linhas como antes, a análise de desempenho se tornou uma ferramenta indispensável para o sucesso no esporte, foi isso que o Ex -Benfica, Analista Estratégico e Preparador Mental Fábio Gomes, identificou.
“Sempre achei importante analisar uma situação com calma e usar isso para fazer ajustes que trazem melhores resultados. No futebol, essa visão faz toda a diferença, nele é possível analisar várias métricas para entender o que deu certo e o que precisa de ajustes, para ter melhores resultados no futuro”.
“Os dados ajudam a entender o desempenho dos jogadores, identificar pontos de melhoria e até ajustar as estratégias para enfrentar os adversários. É como transformar números em ferramentas práticas para melhorar o jogo”, conta, Fábio Gomes, ex-jogador de futebol, técnico com 11 anos de experiência e especialista em neurociências e alta performance no futebol.
Desempenho coletivo e individual
Segundo o especialista, que também integra a equipe multidisciplinar do CPAH – Centro de Pesquisa e Análises Heráclito –, onde trabalha com atletas nacionais e internacionais, defende que os dados são uma peça-chave para decisões estratégicas no futebol.
“A análise de desempenho individual e coletivo do time ajuda não apenas no desenvolvimento técnico, mas também a entender o comportamento emocional e mental dos atletas em campo. Esse equilíbrio é fundamental para a alta performance”, afirma Fábio Gomes.
Sobre Fábio Gomes
Fábio Gomes é licenciado em Educação Física e Desporto pelo Instituto Jean Piaget de Almada, ex-jogador de futebol e com experiência de 11 anos como técnico de futebol, especialista em neurociências, preparação mental, análise de desempenho individual para atletas e comportamento com foco em alta performance no futebol, também fazendo parte da equipe multidisciplinar do CPAH – Centro de pesquisa e Análises Heráclito, onde trabalha com diversos jogadores nacionais e internacionais.