De uma infância simples no interior do Tocantins a multidões cantando seus sucessos por todo o Brasil, a trajetória de Evoney Fernandes é a prova de que sonhos grandes cabem em qualquer realidade. Aos 27 anos, ele já é considerado o maior nome da seresta no país, mas sua jornada começou longe dos holofotes — entre cimento, tijolos e muito esforço.
Natural de São Bento do Tocantins, Evoney cresceu com o desejo de mudar sua história e a de sua família. Ainda jovem, ingressou na construção civil e, depois, tornou-se técnico de ar-condicionado. Chegou a abrir seu próprio negócio, conquistando autonomia e tempo para se dedicar a outra paixão: o humor.





Inspirado por ícones como Whindersson Nunes, Renato Aragão e Tom Cavalcante, começou a gravar vídeos para a internet, retratando personagens inspirados no cotidiano. Foi assim que nasceu Seu Osmar, figura divertida e carismática baseada em seu avô, que o ajudou a conquistar mais de 1 milhão de seguidores em apenas seis meses.
Com a internet, veio um novo chamado: a música. Crescido ao som das serestas tocadas pelo pai e ouvidas nas obras, Evoney decidiu gravar um EP com clássicos do gênero. O sucesso foi imediato. Seu primeiro álbum, A Melhor Seresta do Mundo, lançado em 2022, ficou entre os mais ouvidos do mundo no Natal daquele ano, ao lado de nomes como João Gomes. O segundo, Quem Tiver Sofrendo Se Vira, consolidou ainda mais sua carreira.
Em 2023, Evoney deu um passo ainda maior ao gravar seu primeiro DVD, Ao Vivo em Fortaleza, com participações de ícones da sofrência como Pablo, Zezo e Daniel Diau. O vídeo de “Lápis”, parceria com Pablo, ultrapassou 63 milhões de visualizações no YouTube. No ano seguinte, lançou Finíssimo, elevando a seresta a um novo patamar com parcerias como Nadson O Ferinha, Heitor Costa e Manu Bahtidão.
Hoje, Evoney soma mais de 538 milhões de visualizações no YouTube, 1 milhão de ouvintes mensais no Spotify e 15 milhões de seguidores nas redes sociais. Além de conquistar os palcos, ele realizou o sonho de dar uma casa para seus pais e avós, e segue ajudando a família.
Carismático e autêntico, Evoney continua unindo humor e música em suas apresentações e não pretende parar. Seu próximo objetivo? Levar a seresta ao topo das paradas no Brasil e no mundo. Com novas parcerias, turnês e projetos em andamento, ele prova que a seresta não é só um gênero, mas um movimento — e ele está apenas começando.




